terça-feira, 31 de julho de 2012

Dicas de decoração com mini-hortas

Hoje vou mostrar pra vocês como uma mini-horta pode ser usada de decoração para vários ambientes de sua casa

 Essa mini-horta é indicada para quem gosta de temperos fresquinhos e que moram em casas ou apartamentos com pouco espaço para cultivar seus próprios alimentos,ela é muito pratica fica ao seu alcance e sem contar que da um novo ar a sua cozinha deixando um ambiente mais suave e natural 



Essa é uma dica pra quem as vezes não tem espaço na cozinha,você pode esta utilizando uma parede de sua casa ou do seu apartamento para faze a sua mini-horta,deixando um ambiente alegre como na foto usando sua imaginação,usando as cores que mais te agradam e que mais combinam com ambiente onde você ira pantalas.É sempre bom lembrar também,que  temperos como manjericão coentro deixam um aroma agradável em sua casa

         
Esse tipo de mini-horta pode ser feito no corredor de sua casa, não ocupa muito espaço e é muito pratico também

   Postado por :Arielly Souza
  Fonte:Produçao propria

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Alimentos organicos

O que são
Os alimentos orgânicos são aqueles que utilizam, em todos seus processos de produção, técnicas que respeitam o meio ambiente e visam a qualidade do alimento. Desta forma, não são usados agrotóxicos nem qualquer outro tipo de produto que possa vir a causar algum dano a saúde dos consumidores.

Agricultura orgânica: frutas, legumes e verduras

Na agricultura, por exemplo, utiliza-se apenas sistemas naturais para combater pragas e fertilizar o solo. Embora apresentem praticamente as mesmas propriedades nutricionais dos alimentos inorgânicos, os orgânicos apresentam a vantagem de seres mais saudáveis, pois não possuem agrotóxicos. Também são mais saborosos.

Carne Orgânica e ovos orgânicos

No tocante à produção carnes e ovos, os animais são criados sem a aplicação de antibóticos, hormônios e anabolizantes. Pesquisas demonstram que estes produtos podem provocar doenças nos seres humanos, quando consumidos por muito tempo. Logo, as carnes e ovos orgânicos são muito mais saudáveis.

Benefícios e Vantagens:

- Os alimentos são mais saudáveis, pois são livres de agrotóxicos, hormônios e outros produtos químicos;
- São mais saborosos;
- Sua produção respeita o meio ambiente, evitando a contaminação de solo, água e vegetação;
- A produção usa sistemas de responsabilidade social, principalmente na valorização da mão-de-obra.

Desvantagem:

A única desvantagem é que são mais caros do que os convencionais, pois são produzidos em menor escala e os custos de produção também são maiores.


postado por; monike










Como cuidar da sua mini-horta

COMO CUIDAR DA SUA MINI-HORTA

Antes de tudo você precisa de um lugar onde haja sol no minímo 5 horas por dia. Deve-se regar todos os dias e adubar de 2 em 2 meses com o adubo orgânico (que ja ensinamos a fazer), fertilizantes naturais ou húmus de minhoca. Para tratar pragas o importante é usar inseticida natural.
Lembre-se: não pode ser regado no sol muito forte.
O importante é que quando você for colher seus temperos, não corte as folhas, corte os galhos para que eles possam brotar novamente.



Postado por: Arielly Souza
Fonte:http://lifegrenn.blogspot.com.br/2012/05/como-cuidar-da-sua-mini-horta.html

Horta orgânica - O que é Orgânico?




O que é orgânico?

Esta palavra está acompanhando muitos rótulos de alimentos e por vezes nos perguntamos se será moda ou propaganda para vender. Podem até ver que os produtos assim rotulados são mais caros, refletindo um gosto mais apurado do consumidor, que deverá arcar com este ônus.

Na agricultura orgânica, a observação da natureza e as pesquisas formaram conceitos e indicações de procedimentos, procurando reproduzir o que acontece naturalmente na natureza quando não há intervenção de humanos.
Nos campos não há uma espécie somente e a diversidade encontrada é o que tenta-se reproduzir, evitando a monocultura.
Também não se cultiva a mesma planta sempre no mesmo lugar.
É recomendado trocar a produção de folhosas por tubérculos ou por leguminosas.
Por exemplo: onde você produziu alfaces, poderá na cultura seguinte escolher cenouras ou então ervilhas e feijão-vagem.
As leguminosas têm capacidade de ajudar na fixação do nitrogênio no solo, beneficiando as outras culturas seguintes.

Produzir alimentos de forma orgânica significa não usar defensivos agrícolas contra moléstias e pragas de lavoura.

Um sistema de horta em equilíbrio

Um sistema em equilíbrio não é muito afetado quando acontece uma incidência de insetos ou doenças, pois oferece maior resistência.
Para pragas e doenças usaremos os chamados remédios verdes, que são sucos e chás feitos de plantas para combaterem doenças e insetos.
Também poderemos usar junto da horta plantas repelentes para somente afugentá-los.
Sempre lembrar que praga é apenas quando o volume de insetos nas plantas foge ao nosso controle de catação e eliminação por produtos caseiros.

Os insetos que comem nossas plantas são presas de outros insetos e também de pássaros que deles se alimentam, formando parte da cadeia alimentar da vida selvagem.
Quanto menos interferirmos nestes elos menor será o desequilíbrio do meio ambiente.





postadao por:michele



fonte:http://www.fazfacil.com.br/jardim/horta_caseira.html

COMO FAZER UMA MINI-HORTAS COM GARRAFA PET.

Mini-horta em garrafa pet



Existem ideias que merecem ser divulgadas! Essa com certeza é uma delas. Thamara, a minha companheira de consultório, compartilhou comigo a brilhante ideia de fazer uma mini-horta em garrafas pet. Pra quem mora em locais onde só existe concreto, e não há espaços para plantar, é perfeito! Além de retirar do meio ambiente garrafas pet que seriam apenas mais lixo, essa mini horta nos permite ter ao alcance temperos sem nenhuma adição de agrotóxicos (o que é muito mais saudável e saboroso).


É só fazer uma abertura horizontal na garrafa, acrescentar terra e um pouco de adubo. É bom fazer também pequenos furos no outro lado da garrafa para permitir que a água escorra, evitando que sua hortaliça morra encharcada. Depois é só prender a garrafa em uma grade, portão, ou algo assim, que em quase todo apartamento tem e geralmente não tem outra função a não ser a de segurança. Na foto acima foi plantado o coentro, e na imagem seguinte podemos observar o agrião.


Fica aí a ideia, como sempre digo "adoro tudo que é ecologicamente correto", espero que vocês também gostem e façam. Dessa forma dá pra plantar manjericão, cheiro verde, alecrim e muito mais! Fica a seu gosto.

Aproveitando a oportunidade gostaria de levantar também a bandeira do alimento orgânico. No livro "Comer bem! Como?", as nutricionistas Patrícia Bittencourt e Paula Ribeiro dizem que "o alimento orgânico é muito mais do que um produto sem agrotóxico. É o resultado de um sistema de produção agrícola que busca manejar de forma equilibrada o solo e demais recursos naturais como água, plantas, animais, insetos etc. Ao consumir orgânicos você não leva apenas saúde para sua mesa, mas também torna-se parceiro do agricultor e viabiliza a expansão de uma agricultura sadia." APOIADO!

SIMPLES ASSIM!

POSTADO POR: MARCOS DONADELLI.

FONTE:http://simplicidadepenochao.blogspot.com.br/2012/05/mini-horta-em-garrafa-pet.html



segunda-feira, 16 de julho de 2012

Quem somos nós


 Olá visitantes, sejam bem vindos ao nosso blog de adapta hortas, aqui iremos posta nossos trabalhos e muitas novidades, fique ligados, pois aqui você pode tirar suas duvidas e qualquer sugestão será bem vindas.

EMPRESA
  • Somos uma empresa de mini-hortas, que estamos no mercado para melhor atender o público alvo que não possui um espaço adequado em casa ou apartamentos. Nossos produtos são de hortas orgânicas.

OBJETIVO
  • O nosso objetivo é atender ao nosso público com o máximo de satisfação, respeito e qualidade que nossos clientes merecem.