Há quem diga que a busca por uma alimentação saudável é feita apenas por quem quer emagrecer. Porém, cada dia surge um assunto novo, dicas e mitos, mas um fato é certo: para ter uma boa alimentação os hábitos devem começar a ser modificados em casa.
A correria diária e a grande oferta de produtos industrializados é um desafio para quem busca por uma alimentação saudável. O cardápio da maior parte da população está desajustado. Segundo um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nos últimos 30 anos triplicou o número de pessoas que estão acima do peso.
Para a nutricionista Carla Albuquerque, do Espaço Terapia do Corpo, a alimentação saudável tem influência sobre o corpo e a mente. “Além da estética, uma boa alimentação melhora a auto-estima e permite que o organismo trabalhe melhor nas suas funções vitais. Quando utilizamos alimentos nutritivos e com pouca gordura saturada melhoramos o raciocínio e a disposição, como também a estrutura da pele e diminuimos a flacidez”, explica. E por mais que se esforce, parece difícil conseguir mudar a alimentação.
VEJA TAMBÉM: É possível preparar o paladar para alimentos saudáveis.
Como não cair na tentação de se jogar nos doces? Ou de devorar um hambúrguer e, é claro, acompanhado com batata frita? Parece que alimentação saudável virou sinônimo de sofrimento. Mas isso não precisa ser verdade. É possível optar por pratos que tragam benefícios à saúde sem abrir mão do sabor. “Depois que parei de comer carne logo descobri que legumes, verduras e soja, principalmente, são muito bons e saborosos”, conta o estudante Marcelo Macedo, de 28 anos.

Dicas para alimentação equilibrada:
1 Comer de três em três horas para manter o metabolismo ativo e, assim, queimar os estoques de gordura.
2 Incluir alimentos ricos em ômega 3, como castanha do pará, amêndoa e peixe (sardinha, cavalinha, salmão e atum).
3 Utlizar alimentos ricos em cálcio para diminuir a flacidez. Exemplo: vegetais verdes escuros, como couve, brócolis e quinua; leite de soja e derivados do leite de vaca. Esses derivados devem ser magros e com pouca gordura.
4 Hidratação. Beber bastante água no inverno. Pelo menos 2 litros melhora as funções vitais e evita o ressecamento da pele.          
Fonte: O São Gonçalo Online.
POSTADO POR: MICHELE