segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Mini horta caseira: Sustentabilidade.

 
Sustentabilidade: Está na moda mas é uma necessidade. 

Sustentabilidade... Eu gosto muito de falar sobre este tema, mas como uma cidadã comum mesmo. Não sou muito ligada em ativismos ou coisas mais radicais, mas ainda assim eu gosto de ficar por dentro quando o assunto é este.
Para quem andou passando os últimos anos em marte ou ainda não sabe exatamente o que significa "Sustentabilidade" , favor visitar nosso bom e prestativo Wikipédia para tentar compreender melhor do que se trata.
Desde criança me considero uma pessoa muito ligada a natureza, pois acho que foi sem dúvidas uma criação divina. Uma obra de arte do Criador de valor inestimável, e que merece nossa atenção e cuidado. Plantas, animais, árvores, tudo.
Em um post anterior, falei sobre a importância da preservação da água através de atitudes simples que todos poderíamos adotar para que nosso bem mais valioso não se extinga da face da terra. Agora eu quero falar sobre outra atitude simples que pode sim fazer uma grande diferença no nosso meio ambiente e reduzindo o impacto produzido pelo looooooongo processo de decomposição. Hortas caseiras. 
Pronto, lá vem a doida. ¬¬
Mas sério mesmo, quem aí já pensou em cultivar uma mini horta em casa? Ainda que em apartamento mesmo, quem? Pois eu digo a você que muita gente já está se divertindo e se deliciando com suas pequenas hortas dentro de casa ou na varanda do apê. É possível.
E quais os benefícios disso? Reciclagem. Sabe aquelas garrafas pet do refri do almoço do fim de semana que você jogou fora? Renderiam ótimos vasos para plantação de hortas. 
Muita gente já conhece esse método, mas outras muitas não. Meus pais, por exemplo, acharam interessantíssima a idéia e ainda não haviam visto antes. 
Há bastante tempo eu queria montar a minha hortinha, pois eu sempre gostei de mexer com aterra, e como moramos um bom tempo em casa com terreno e plantações cultivadas por nós mesmos ( por prazer ), eu senti muita falta.
Lembro que, com onze/doze anos eu plantei pé de acerola, macaxeira, manga, caju, maracujá, jerimum, tomate, azeitona roxa,e até fiz uma plantação de feijão, ahahah. Com exceção do pé de azeitona, o resto cheguei a colher e consumir com gosto, pois eu mesma tinha cultivado ^^>
Tenho uma tia que tem um sítio, onde eu fazia questão de me isolar do meu mundo para curtir aquele silêncio,o  som dos animais, do vento batendo nas forlhas, e subindo em tudo o que era pé. Rsss.. Ô, saudades!

Mas enfim, deixei a vontade de lado e resolvi agir. Se pela manhã, me direcionei ao estabelecimento onde comercializam terra adubada, mudas de plantas, sementes e afins, e providenciei a terra e as sementes.
Pela tarde, comecei a criar meus “ vasos “ com umas garrafas pet que consegui salvar do lixo de casa. E enfim consegui , de forma bem prática e objetiva, criar meus vasinhos para começar a cultivar minha horta na sacada do apê. 
Ainda não ficou assim liiiiiinda de se ver, pois não cuidei dos ornamentos cheios de “fru frus”. Fiz tudo muito básico: Cortar, aterrar, plantar, e regar. Mas para quem tempo sobrando para deixar os vasos com caras fofinhas, pode ir em frente. Na net tem muitos exemplos fofos.
Agora não vejo a hora de nascerem minhas hortaliças e outras coisas.

Podem me chamar de doida, pobre, brega, jegue, porque eu nem ligo. Estou contente por saber que aquelas garrafas que poderiam está perambulando pelas ruas, enfiadas no solo, zanzando pelas praias, entupindo bueiros ou outras coisas mais, mas não estão, e isso faz sim uma diferença significativa para nosso meio ambiente.

Se em seu condomínio ou no bairro mesmo existe algum projeto de coleta seletiva, menos mal. As garrafas tem menos chances de irem parar em lugar inadequado ao serem jogadas no lixo da sua casa, mas ainda assim não te impedem de criar algo.

Então, não existe desculpas para não ajudar nosso planeta. Todos os dias, milhares de novas idéias surgem para reduzir o impacto do aquecimento global dentre outros males existentes. É sim possível ajudar o planeta com pequenas e simples atitudes e principalmente: educação. Eduque seus parentes, vizinhos, amigos, e claro, seus filhos. Mostre reportagens, textos, idéias para reutilização/reciclagem de alimentos e objetos, pois isso poderá sim fazer uma grande e positiva diferença.
É nisso que eu acredito, na capacidade do ser humano poder fazer o bem em meio a tantos males que ele mesmo provoca. É preciso mais conscientização, educação.
Sempre pensei como uma frase que já ouvi algum dia em algum lugar de alguém: Quer mudar o mundo? Comece com pequenas atitudes. Faça o que estiver ao seu alcance e incentive pessoas a fazerem o mesmo. Acredite, vai sim fazer uma grande diferença.

E por fim, quero deixar aqui umas fotos das seqüências da criação da minha horta, ehehehehe

Eu fiz mais vasinhos, mas esqueci de tirar as fotos. Depois atualizo este post com elas.

Para fazer um hornamento suspenso, pendurado na parede:

1.  Peguei duas garrafas pet de dois litros e cortei um retângulo no meio dela. O corte não deve ser muito grande.
( na foto cortei demais, e usei garrafas de três litros, e não serviu para pendurar, pois ficou pesado demais, e com o tamanho largo da garrafa, acabou quebrando no meio, então deixei como vasos comuns)

2. Furei estas partes para poder pendurar os fios que usei e amarrei para ornamentar os dois vasos. ( Pode ser usado barbante, mas preferi reutilizar um cabo de um microfone de computador que já estava sem uso.)

3. Depois de prontos, os enchi com terra adubada, molhei um pouco e então plantei sementes de coentro e em outro vaso plantei sementes de cebolinha. Feito!
 Pendurei na parede da sacada. 




E aí? Que tal? Pretendo encher a parede com mais vasos e com outros modelos de cortes. Em breve a parede ficará verdinha, eheheheheh
Este é outro vasinho feito com pet:


E esse eu plantei uma flor que não lembro direito do nome. Acho que se chama: Amor Eterno, algo assim.
Usei este escorredor de talheres que tava encostado há tempos.

E os vizinhos que quiserem tirar onda, que tirem, pois ser sustentável também é ser chic, beim! LOL kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Abaixo mais imagens, mas extraída de outros sites pelo google imagens:

   
 
    

Bem, espero que tenham curtido este meu longo post.
Lembrem-se: Sustentabilidade tá na moda, mas é uma necessidade.
O Planeta clama por ajuda. Faça sua parte. Economize, recicle, reutilize, conscientize
Postado por:Michele

Nenhum comentário:

Postar um comentário